Segundo dia de Assembleia do CEU: momento de Adoração, unidade e partilha dos dons

“Precisamos fidelizar a inspiração de cada carisma que faz parte da igreja e colocar em prática a sinodalidade através dos nossos dons”.

 

O segundo dia do retiro em preparação para realização da assembleia do Condomínio Espiritual Uirapuru iniciou com a acolhida, oração e pregação por parte da comunidade Shalom.

Em sua colocação o fundador da comunidade, Moysés Azevedo, falou sobre sinodalidade. Segundo ele o sínodo é a ação atual do Espírito Santo. É um percurso espiritual da igreja, é comunhão, é participação e missão.

Moysés relatou ainda que “precisamos fidelizar a inspiração de cada carisma que faz parte da igreja e colocar em prática a sinodalidade através dos nossos dons”.

No momento seguinte o convidado para falar sobre Sinodalidade na Arquidiocese de Fortaleza foi o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre Watson Façanha. O sacerdote falou sobre o que o Catecismo da Igreja Católica relata sobre assembleia. “A Igreja é assembleia daqueles que a palavra de Deus convoca para formarem o povo de Deus e que, alimentados pelo corpo de cristo, se tornam corpo de Cristo”.

A tarde iniciou com um momento mariano motivado pelos focolarinos. Em seguida houve um vídeo sobre a Mãe unidade, Nossa Senhora, apresentando a participação da fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, falecida em 2008.

Ainda no momento da tarde o responsável pela Obra Lumen, Edwin Costa, falou sobre carisma e desprendimento das coisas deste mundo.

Um lindo momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento fechou a tarde de atividades.

O segundo dia encerrou com a Santa Missa celebrada pelo padre Sílvio, da comunidade Shalom, concelebrada por Frei Hans e os padres Paulo, Jonas e Ítalo. Após a Missa aconteceu o lançamento do Livro “Entre Tantas Marias”, escrito pela responsável da Fazenda Esperança, em Fortaleza, Ana Lúcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.