Vamos conhecer um pouco mais sobre o Instituto Lar Sacerdotal Jesus, Maria, José?

  • Tiago
  • setembro 25, 2021
  • Nenhum comentário

Para falarmos sobre ele precisamos, primeiro, fazer uma linda viajem ao CEU.
O Condomínio Espiritual Uirapuru nasceu no ano 2000, a partir do sonho de colocar no coração de Fortaleza um sinal visível do amor de Deus. Esse sonho brotou com a doação do terreno da Fazenda Uirapuru, pela família Craveiro de Macedo, à Fazenda da Esperança, que compartilhou a providência com várias outras instituições de caráter religioso e social.

O testemunho de unidade na diversidade de carismas faz do CEU um projeto único no mundo. Hoje o Condomínio é composto por mais de vinte instituições; dentre elas o Lar Sacerdotal.

Mas de onde veio a ideia de um lar para sacerdotes?

“Essa será a parte sagrada do território: ela pertencerá aos sacerdotes que fazem o serviço do santuário, que podem aproximar-se do Senhor para servi-lo. Lá encontrarão o lugar para suas casas e um lugar santo para o santuário.”
Foi inspirado por Deus através desta passagem bíblica de Ezequiel que dom Guido Maria Casullo sonhou em ter, em Fortaleza, um lugar para atender aos padres idosos e doentes, com fim de amparar e abrigar sem qualquer discriminação, sem distinção de nacionalidade, raça ou condição social.

O Lar Sacerdotal teve seus estatutos formalizados em 5 de junho de 2003. Sua missão é estabelecer não só um lar de acolhimento aos padres, mas oferecer um ambiente para continuação da missão sacerdotal, inserida também na pastoral vocacional. Com esse objetivo, o Lar atende as recomendação de são João Paulo II, em visita aos bispos do Rio de Janeiro, no mês de setembro de 2002, onde ressaltou essa pastoral como primário dever episcopal.

Cada instituição que compõem o CEU tem o seu colorido próprio, formando assim um lindo mosaico que brilha aos olhos de Deus e dos homens. O Lar Sacerdotal tem parte fundamental nesse mosaico, pois a presença de um sacerdote na vida de um católico é a presença do próprio Deus!

“Uma riqueza para nós e para a Igreja local”; assim podemos definir o valor do Lar Sacerdotal.
Hoje três padres moram na instituição: padre Maurício Barbosa Rego, padre Antônio Raimundo de Souza Rodrigues e padre José Ribamar Vasconcelos, que fazem do Lar Sacerdotal a sua morada. Mas não podemos esquecer o alegre e entusiasmado padre José Almeida de Freitas, que morou no lar e faleceu em 2019 deixando um legado como o seminário propedêutico, por exemplo.

Queremos fazer do Lar Sacerdotal um local de referência para os padres do estado do Ceará e para que isso aconteça precisamos da ajuda financeira de pessoas que, a cada mês, ajudem a dar uma vida mais digna àqueles que um dia deixaram tudo para seguir ao rei dos reis, e que nos trazem esse rei todos os dias. Para são João Maria Vianey, “o sacerdote é o amor do coração de jesus”. Para o padre Steffano Gobbi, os sacerdotes são os filhos prediletos de Nossa Senhora.

Nos tempos que vivemos, este Instituto é um belo exemplo de caridade aos escolhidos de Deus. Ele nos faz refletir sobre a realidade de missionários que passaram suas vidas inteiras ajudando às pessoas e que agora precisam de ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *