Cuidar uns dos outros

  • Tiago
  • maio 26, 2021
  • Nenhum comentário

O convite a cuidar uns dos outros tem sido uma expressão recorrentemente utilizada em nosso meio e nas sociedades pelo mundo a fora, e atualmente muito, mais devido o surgimento da pandemia do novo coronavírus. Esta nova onda epidemiológica provocou distanciamento social, uso de proteção individual como máscaras e cuidados sanitários com o uso do álcool e lavagem das mãos com água e sabão.

Embora seja uma frase de longos tempos que tem perpassado de geração em geração, ela se atualiza hoje como uma convocação a todas as pessoas de boa vontade a partilharem não só os bens materiais (dinheiro, alimentos, medicações, equipamentos) mas também os bens humanos e cristãos (tempo, dons, amor, fé, esperança, perdão, empatia, valorização, solidariedade, resiliência).

Cuidar uns dos outros é o entendimento de uma ordem dada por Deus, nosso criador, quando diz no livro de Levítico, capítulo 19, versículo 18 “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Logo, devo compreender que não deverá haver indiferenças entre os filhos de Deus, entre eu e o meu irmão, meu próximo. Devo tratá-lo com atenção, amor, cuidado, zelo, respeito, como tenho cuidado de mim.

Conforme Monsenhor Jonas Abib, pai fundador da Comunidade Canção Nova, cada um é convidado a ser providência e usar de misericórdia na vida do outro “pondo em comum os dons e qualidades que recebeu de Deus”. Portanto, não podemos ficar alheios aos sofrimentos e necessidades do nosso irmão se Deus nos dá as condições de servi-lo. Somos uma só família dos filhos de Deus.

Inspirado por São Francisco de Assis, o Papa Francisco vem nos alertando e nos animando para cuidarmos uns dos outros através da reflexão das encíclicas: Laudato Si, que trata do cuidado da casa comum e Fratelli Tutti, dedicada a fraternidade e a amizade social. Na sua missão de pastor maior da Igreja Católica Apostólica Romana, vem abrindo caminhos para o diálogo e a paz mundial.
Assim, exercitemos a cuidar uns dos outros inspirados pelo amor misericordioso do nosso bom Deus.

________________________________________________________________

Maria Socorro Farias dos Santos – Missionária da Comunidade Canção Nova – Ministra de Música, Radialista – Historiadora – Professora – Assessora Técnica da Secretaria da Educação do Ceará – Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

Referências
BIBLIA SAGRADA – Tradução da CNBB – 2ª ed. Edições Loyola, São Paulo, 2002.
FRANCISCO. Encíclica LAUDATO SI. 2015. http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laud
FRANCISCO. Encíclica FRATELLI TUTTI. 2020. http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *