CEU terá hospital especializado em deformidades craniofaciais

  • Tiago
  • fevereiro 03, 2021
  • Nenhum comentário

O Condomínio Espiritual Uirapuru receberá, em 2022, o 1º hospital especializado em deformidades craniofaciais. Antes de falecer, o doutor Francisco de Assis Teixeira, renomado cirurgião plástico, reuniu pessoas e fundou a FUNFACE, e junto a ela a Associação Beija Flor-ABF. As duas agregam profissionais da saúde como dentistas, fonoaudiólogos, psicólogas, assistentes sociais, ortodontistas e cirurgião plástico, para dar assistência gratuita a pessoas com fenda labiopatalatina.

A pedra fundamental já foi lançada, e a inauguração do hospital está prevista para maio de 2022. Segundo o cirurgião plástico Moacyr Cynrot, “em dois anos o CEU terá um hospital para operar pacientes com fenda labiopatalatina que não têm tratamento no estado. O que era apenas um sonho tornar-se-á realidade”.
O centro de tratamento será uma parceria entre a Associação Beija Flor e a ONG Internacional Smile Train, que deve financiar a construção do prédio, orçada em R$ 4,5 milhões.

A Associação Beija Flor FUNFACE começou a fazer parte do Condomínio Espiritual Uirapuru em 2010, quando ganhou o terreno para construção da sede. A instituição cuida de crianças e adultos com fissura labial ou palatina e má formação na face. O trabalho é 100% voluntário.

 

Entenda o que é fissura labiopalatina

Popularmente conhecido como lábio leporino, a fissura labiopalatina é uma abertura na região do lábio e/ou palato. Essa abertura resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato (céu da boca) antes de nascer, que são formados durante os três primeiros meses de gestação.

Em cada 700 crianças nascidas no Brasil, uma tem fissura labiopalatal. Suas causas podem ser por uso de álcool, drogas ou cigarros, a realização de raios X na região abdominal, ingestão de medicamentos, como anticonvulsivantes ou corticoide, durante o primeiro trimestre gestacional, deficiência nutricional, além da hereditariedade. (FONTE: Smile Train)

 

Renata Sampaio
Canção Nova/CEU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *